VIAGENS DE AVIÃO: dicas para diminuir seus riscos para trombose e embolia e como tornar sua viagem mais confortável.

 

Não é fácil viajar por horas seguidas dentro de um avião na classe econômica. Músculos contraídos, desidratação e privação de sono são apenas algumas das situações a que estamos sujeitos ao viajar na classe turística em voos de longo curso.

 

Para você que está prestes a encarar uma aeronave por longas horas, vale a pena ler as dicas abaixo.

 

1. Use roupas confortáveis

 

Glamour e cadeiras estreitas cercadas de falta de espaço não combinam, portanto nada de pensar em viajar com roupas justas ou desconfortáveis. Sapatos idem. Conforto é a palavra chave para a sobrevivência em viagens aéreas. Use roupas que têm um pouco de stretch nelas, abuse do algodão e tecidos mais confortáveis e de melhor ventilação e procure usar calçados confortáveis e planos, a fim de que possa, facilmente, se deslocar pela aeronave.

 

2. Evite levar muita bagagem de mão 

 

Essa é uma dica muito útil: ter apenas o que você precisa para o voo em sua bagagem de mão. Não existe finalidade alguma em levar dez livros que você não vai ler, três mudas de roupa que não irá usar e itens de higiene suficientes para abrir a sua própria loja de cosméticos no avião. O Excesso de bolsas e sacolas a bordo pode tomar ainda mais espaço do pouco que possui, uma vez que pode ser necessário acomodar alguma coisa sob seu assento, diminuindo sua mobilidade nas pernas.

 

3. Traga algo quente para vestir

 

Os cobertores que as companhias aéreas oferecem são muito finos para cumprir com eficácia a finalidade a que se propõe, sendo assim, é de bom alvitre carregar um suéter na sua bolsa ou uma pequena manta extra. Uma echarpe ou um lenço grande também pode ajudar a somar esforços e mantê-la aquecida.

 

4. Levante-se e mexa-se!

 

Dica crucial: a imobilidade favorece a formação de trombos sanguíneos , portanto é essencial alternar a posição sentada (predominante no voo) com caminhadas pelo avião (varias vezes) além de movimentar os pés estimulando a contração da panturrilha (pé de palhaço, pé de bailarina, além de movimentos para os lados). O uso de meias de média compressão também pode ser uma ótima alternativa. Converse com seu médico.

 

5. Fones de ouvido e máscara de olho podem ser boas opções

 

Algumas pessoas conseguem dormir com facilidade em um avião. Para o resto de nós, meros mortais, porém, não funciona dessa forma. Tampões para os ouvidos e uma máscara de olho podem ser a melhor maneira de se obter algum descanso. Há sempre alguma coisa acontecendo em uma cabine de companhia aérea que pode perturbar seu sono e esta é uma maneira simples de bloquear o barulho e a luz.

 

6. Leve uma almofada de pescoço inflável 

 

Outro problema com o voo é encontrar uma posição confortável para dormir. Os bancos não reclinam o suficiente (quase nada, diga-se de passagem) e os travesseiros são muito finos e frágeis para fornecer qualquer apoio real para a sua cabeça. Levar consigo um travesseiro de pescoço inflável pode ser uma boa alternativa para voos de longo curso. Ele irá apoiar a sua cabeça enquanto você dorme, eliminando suas chances de acordar e encontrar sua cabeça no ombro do estranho sentado no assento ao seu lado.

 

7. Se houver espaço, abuse dele.

 

Se você tiver sorte o suficiente para estar em um vôo vazio, não tenha medo de olhar ao redor e ver se você pode encontrar assentos com mais espaço. Se você estiver realmente com sorte, você pode até encontrar uma fila inteira de cadeiras para se esticar e deitar, colocando as pernas para cima. Dessa forma, diminui as chances de inchaço nos membros inferiores e a estase vascular. Basta lembrar de colocar o cinto de segurança.

 

8. Leve o seu próprio entretenimento

 

Outra grande dica para voos de longo curso é nunca confiar apenas no entretenimento de bordo para mantê-lo ocupado. Os sistemas de entretenimento em aviões muitas vezes quebram e, dependendo da companhia aérea em que está voando, suas opções podem ser limitadas. Leia um bom livro ou use o seu próprio dispositivo e fones de ouvido. 

 

9. Não esqueça os artigos de higiene necessários

 

A lista de costume para um vôo inclui hidratante, colírios, protetor labial, escova e creme dental. Seu maior inimigo em um vôo longo é o ar seco que vai desidratá-lo, por isso não se esqueça de beber muita água também. Evite café e bebidas alcoólicas também. Qualquer atitude positiva, pode diminuir substancialmente seus riscos de trombose.