VIAGENS DE AVIÃO X GRAVIDEZ: entenda seus riscos 

Não há qualquer evidência que sugira que voar, enquanto grávida, é prejudicial para a gestante ou o bebê. No entanto, existem algumas diretrizes de segurança sobre viagens aéreas durante a gravidez que você deve estar ciente. Discutir o assunto em questão com o médico obstetra é o primeiro passo e extremamente aconselhável, especialmente se você tiver vivenciado qualquer um dos seguintes:

- Borras
- Diabetes
- Pressão alta
- Enxaqueca
- perdas gestacionais anteriores
- parto prematuro prévio 

Muitas mulheres evitam voar durante as primeiras 12 semanas de gravidez por causa da náusea e exaustão, sintomas comuns nessa fase. Além disso, o risco de aborto é mais comum durante o primeiro trimestre e, no curso de um voo ou durante uma viagem, a ajuda será limitada se alguma coisa acontecer.

Ademais, novas informações para as pacientes publicadas pelo Colégio Real de Obstetras e Ginecologistas (RCOG) em 6 de fevereiro de 2015 dizem que o momento mais seguro para voar durante a gravidez é antes de 37 semanas (uma vez que uma mulher pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento) e antes 32 semanas, no caso de gêmeos. No entanto, as companhias aéreas possuem regras específicas sobre o assunto. O ideal é consultar com na empresa que pretende viajar. 

Quando falamos de gestações de alto risco, a conduta pode mudar um pouco. Alguns médicos, mais protecionistas, não permitem que suas gestantes viajem (em hipótese alguma), já outros costumam liberar (se tudo estiver correndo bem) definindo uma época limite.

SEGURANÇA DO AEROPORTO

Detectores de metal ainda são comumente usados ​​para verificar os passageiros. Eles atuam usando um campo eletromagnético de baixa freqüência que é capaz de detectar qualquer coisa inadequada ou ilegal em vôos. Eles são, portanto, seguros para as mulheres grávidas.

Nos últimos anos, vimos o surgimento do "scanner de corpo inteiro". Embora faça uso de radiação, a dose emitida é tão baixa que é considerada insignificante.

VACINAÇÕES NA GRAVIDEZ

Se você estiver viajando para algum lugar que exija alguma vacinação específica, procure aconselhamento medico qualificado para determinar a segurança no uso.

VOO SEGURO DURANTE A GRAVIDEZ

Aqui estão algumas sugestões úteis para gestantes em voos: 

Ao comprar as passagens de avião, não se esqueça de informar o seu agente de viagens o tempo de gestação que terá na época do seu retorno.

A maioria das companhias aéreas exigirá um atestado ou carta do seu GO, caso planeje viajar a partir de 28 semanas de gravidez. O atestado não segue uma regra, mas costuma conter a etapa em que se encontra da gestação e confirmar que não há complicações conhecidas em sua gravidez, estando apta a voar.

Reserve um assento de corredor para que você possa se mover sem perturbar passageiros, além de usar o banheiro com maior comodidade e agilidade.

As mulheres grávidas são mais suscetíveis à desidratação, então não se esqueça de beber muita água e evitar a cafeína e álcool (a gestação toda, né!) no curso do voo. Uma boa dica é levar a sua própria garrafa de água. Apesar das regras aeroportuárias, você pode comprar a água na sala de embarque antes de entrar na aeronave.

Certifique-se de embalar um suprimento de frutas frescas ricas em vitamina, como uvas, ameixas, laranjas ou damascos secos para o lanche durante o vôo.

Use roupas soltas para maior conforto e sapatos com alças ajustáveis, caso seus pés inchem (o número de horas de voo está intimamente relacionado com esta possibilidade: quanto mais horas, maior a chance).
.
Faça exercícios com os pés - a maioria das companhias aéreas irá fornecer-lhe informações sobre como fazer isso.

Uma vez no avião, ajuste o cinto de segurança para que fique por baixo da sua barriga. 

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

Existe um risco ligeiramente maior de desenvolver trombose venosa profunda (TVP) quando voamos grávidas. Para ajudar a diminuir os riscos, beba muita água, tente se mover regularmente e use meias de compressão (converse com seu médico), que podem favorecer o retorno sanguíneo. Coloque-a antes de voar e tente não removê-la até ir para a cama após o pouso.

DICAS DE FÉRIAS GERAIS NA GRAVIDEZ

Certifique-se de que sua apólice de seguro de viagem irá cobri-la para qualquer eventualidade, incluindo parto prematuro e cuidados médicos, se você entrar em trabalho de parto enquanto estiver fora. Isso é MUITO importante!

Certifique-se de levar um protetor solar com fator de proteção alto, caso viaje para locais quentes.

Lembre-se de levar repelente para insetos de uso seguro em gestantes.